Ontem foi um dia caótico...

... mas surpreendentemente acabou tudo por correr bem. Tudo começou com a mudança de equipamento no voo para Newark. Normalmente este voo é feito (e foi assim planeado) em A330 e dias antes foi alterado para A310. Qual o problema disto? O A310 tem menos 36 lugares que o A330 e subitamente se passou para uma situação chamada na gíria aeronáutica de overbooking. Mais reservas que lugares disponíveis, o que me inviabilizou imediatamente um check-in tranquilo. Como viajo sem reserva fiquei logo em espera. Calma, a coisa normalmente acaba por se resolver já que o número de no-shows (reservas que não aparecem no check-in) normalmente equilibra isto. Azar! Ontem não foi o caso. Pior. Algum (ou alguma) atrasado mental deixou umas malas abandonadas na zona principal de check-in do aeroporto. Os procedimentos de segurança mandam isolar a zona. Durante mais de uma hora toda a zona de check-in da TAP esteve fechada, excepto os balcões 28-32, onde se estava a fazer o check-in para Newark. Todos os passageiros foram encaminhados para lá e como se pode imaginar gerou-se o caos. No meio disto tudo ainda se fizeram dois rebentamentos, com alguma pujança, sublinhe-se, às malas abandonadas. Sem aviso prévio, note-se, o que levou a que algumas pessoas tivessem apanhado um susto do caraças... Ao ver algumas caras de pânico à minha volta, só me deu vontade de rir, que nesta situação, não é a atitude mais certa. Mas, lá está, sou eu...

Por acaso, e para prevenir algum contratempo desta natureza, tinha pedido o cockpit ao comandante do voo, e tinha sido autorizado. Estava portanto descansado, mas o tempo passava depressa e a situação não tinha cara de se resolver. Não havia maneira de chegar ao balcão de check-in a autorização do comandante. Depois descobrimos que por uma falha na informática, o meu nome apareceu como Hugo Chambez, em vez de Nuno Chambel. Hugo Chambez é engraçado. Parecido com Hugo Chavez, o que poderia criar alguma celeuma à chegada aos Estados Unidos. Uma boa meia hora depois lá se conseguiu confirmar o meu nome junto do Comandante e finalizar o check-in. Isto já depois da hora de fecho de portas do voo TP103.

Faltava ainda passar na segurança, registar na alfandega o material electrónico que trouxe comigo e passar no controlo de passaportes. Eu, entretanto já sabia que o voo iria atrasar mais de uma hora devido à utilização da pista 21 em Lisboa. A saída prevista era para as 1145 e deveria ser perto das 1300. Portanto nada de precipitações. Provavelmente ninguém na Groundforce foi informado deste atraso e começaram a chamar o meu nome no sistema de som do aeroporto. Pronto, é publicidade grátis, tudo bem. Embarque sem problemas e a descolagem foi às 1245, uma hora depois do previsto, lá está...

Tinha agora 7 calmas horas à minha frente até chegar a Newark e voltar à confusão. Teria a minha mala tido tempo de ser embarcada? É emocionante voar sem reserva. Tantas peripécias a um custo tão baixo, vale realmente apena (quando corre bem, claro). Contudo, não é recomendável a cardíacos...

A chegada ao terminal B de Newark não trouxe surpresas. Uma fila enorme, com algumas centenas de pessoas, para o controlo de passaportes. Apesar do ritmo inicial me fazer pensar que ia estar ali um bom par de horas, acabaram por ser apenas 45 minutos. Faltava agora a mala. Mais uma vez chegou antes de mim ao tapete. Menos mal. Até hoje apenas se extraviou uma mala minha uma vez, e foi precisamente neste voo, em Julho do ano passado.

Desta vez segui para Manhattan de autocarro da PATH que liga o aeroporto de Newark à rua 42, muito perto de Times Square, onde é o hotel onde fico estas 2 noites.

Quero agradecer a amabilidade do Comandante Munkelt Gonçalves e do Comandante António Escarduça, que mais uma vez foram os anjos da guarda do meu ID00. Lá está, é gente com asas, portanto anjos, sem dúvida... Com menos asas nas insígnias, mas não menos anjos, foi a tripulação de cabine deste voo. Muito amáveis e simpáticos. Obrigado a todos. Por último gostava de agradecer também ao pessoal da Grounforce que esteve a fazer o check-in ontem do voo TP103. Em situação particularmente difícil conseguiram lidar com o meu pedido de forma atenciosa e correcta. Normalmente fala-se sempre mal do atendimento da Grondforce, mas também se deve falar bem. Especialmente quando tudo, ontem, tinha justificação se até corresse mal... Obrigado a todos!!

À noite ainda dei uma volta a pé por Manhattan e deixo aqui umas fotos:

Rockefeller Center - Pista de gelo


Rockefeller Center


Fontes junto ao Rockfeller Canter


Radio City

Mais uma vez, Nova Iorque...

Estou quase a embarcar rumo a Nova Iorque. Mais uns dias de férias nos Estados Unidos. Dia 1 de Abril sigo para Los Angeles. Até lá ainda algumas coisas interessantes vão acontecer. Dia 31, segunda-feira, é dia de uma acção global a favor da causa Tibetana. O chamado Global day of Action vai ter actividades em, para já, 22 países e em alguns deles em várias cidades. É o caso dos Estados Unidos. Em Nova Iorque vai haver uma acção de protesto junto do Consulado Chinês. Por estar fora de Lisboa, onde também há uma acção prevista, vou juntar-me ao pessoal em Manhattan. Claro, a reportagem do evento vai ser garantida neste blog...
O protesto não é contra os Chineses, de um modo geral. Ninguém tem nada contra a população Chinesa, que fique bem claro. O problema são as autoridades Chinesas, o Governo Chinês e o Comité Olímpico Internacional. Alguém tem que tomar uma atitude e uma acção à escala global, pode levar a que se mobilizem consciências. Nós, sozinhos, somos pequeninos para tentarmos mudar o que quer que seja, mas juntos podemos ajudar a mudar o mundo. A globalização é também isto...

Os Tibetanos (parte 1)

O mais importante no Tibete é o povo Tibetano. Gostaria de partilhar convosco alguns rostos dessa gente. Temos uma cultura diferente, uma lingua diferente, uma aparencia diferente, mas no fundo somos iguais. Deixo citações do 14º Dalai Lama junto a cada foto. TASHI DELE, THOO JAYCHAY !! (Olá, obrigado)

Tibete 2006

"Devemos dar um bom exemplo estabelecendo boas relações com outras tradições religiosas."

Tibete 2006

"Hoje em dia, mesmo os mais sofisticados computadores não vos podem dar a paz de espirito. Esta vem obrigatoriamente do espírito."

Tibete 2006

"O impossível torna-se possível com a força de vontade."

Tibete 2006

"A nossa sombra interior, a que chamamos de ignorância, é a raiz de todo o sofrimento. Quanto mais luz houver, menos a sombra se manifestará. A luz é o único caminho para a salvação, para alcançar o nirvana."

Tibete 2006

"Se percebemos a humanidade como sendo una e singular, iremos constatar que as diferenças são secundárias. Com uma atitude de respeito e preocupação pelo próximo, experimentamos a felicidade."

Tibete 2006

"A essência de todos os preceitos morais preconizados pelos grandes mestres da humanidade é o não-egoísmo. Esses mestres tinham como objetivo afastar os praticantes das acções negativas, frutos da ignorância, e conduzi-los ao caminho do bem."

Tibete 2006

"São os inimigos que verdadeiramente nos ensinam a viver sentimentos de compaixão e tolerância. As guerras surgem porque não há compreensão do lado humano das pessoas. Ao invés de conferências e encontros políticos, por que não convocar as famílias a fazerem um piquenique para que se conheçam mutuamente, enquanto suas crianças brincam juntas?"

Os Tibetanos (parte 2)

Tibete 2006

"Vive uma vida boa e honrada. Assim, quando ficares mais velho e pensares no passado, poderás obter prazer uma segunda vez."

Tibete 2006

"Tenho certeza de que se eu sorrisse menos teria menos amigos."

Tibete 2006

"A essência de toda a vida espiritual é a emoção que existe dentro de nós, é a nossa atitude para com os outros."

Tibete 2006

"Se o seu coração é absoluto e sincero, você naturalmente se sente satisfeito e confiante, não tem nenhuma razão para sentir medo dos outros."

Tibete 2006

"Mantenham a mente aberta, assim como a capacidade de se preocupar com a humanidade e a consciência de fazer parte dela."

Tibete 2006

"A opressão nunca conseguiu suprimir nas pessoas o desejo de viver em liberdade."

Tibete 2006

"Quando morremos, nada pode ser levado connosco, com a excepção das sementes lançadas pelo nosso trabalho e do nosso conhecimento."

No seguimento do post anterior, deixo uma foto que tirei em Janeiro na passagem nordeste do GCT (Grand Central Terminal). O 14º e actual Dalai Lama, Tenzin Gyatso. Foi-lhe atribuido o Prémio Nobel da Paz em 1989, no ano das tristemente célebres manifestações na Praça Tiananmem, em Pequim. A campanha de marketing do canal BBC America tinha colocado centenas de cartazes como este com imensas personalidades e as suas visões do Mundo. Esta despertou a minha atenção...


Cartaz em Nova Iorque

Tibete - Assim não...

Tibete Livre...



Nos últimos dias têm vindo a público notícias de violência no Tibete. Confrontos com as autoridades Chinesas por parte de manifestantes a favor da causa da auto-determinação do povo Tibetano. Tudo bem, é a politica interna Chinesa e com essa, apesar de não concordar com ela, nada posso fazer. Conscientemente, não posso fazer nada por qualquer política interna de qualquer país, independentemente do seu tamanho, nem mesmo no meu...

No entanto estranho a comunidade internacional nada fazer. A ONU, tem todos os mecanismos para agir e não o faz. O mundo ocidental, deixou que a maioria da sua força produtiva fosse transferida para a China, ficando as economias reféns do regime de Pequim, e por isso nada faz. Os Estados Unidos, que durante décadas perseguiram e ostracizaram os comunistas internos, e conseguiram mesmo acabar com quase todos os regimes comunistas do Mundo, (excepção feita a Cuba, Coreia do Norte e China), obviamente nada fazem...

E o paradoxo dos paradoxos é a realização dos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim. Os Jogos são o simbolo de Liberdade e de convívio entre todas as nações do Mundo. Vamos entregar o Facho Olímpico, a chama simbolo da Liberdade, a um País que mata, ostensivamente quem ousa criticar o seu regime. Sejam 13 pessoas, como alegam os Chineses, sejam várias centenas, como denuncia o Governo Exilado do Tibete. Uma coisa é certa, a China matou manifestantes, civis e desarmados e que se manifestavam a favor da Paz e da Liberdade.

Os Atletas Olímpicos, vão à China competir pela Paz e pela Liberdade. Serão recebidos pelos militares Chineses como os manifestantes no Tibete?

No site do Comité Olimpico Internacional (COI) lê-se, àcerca dos Jogos Olimpicos:

The Games have always brought people together in peace to respect universal moral principles. The upcoming Games will feature athletes from all over the world and help promote the Olympic spirit.

Do meu ponto de vista, era justo o Comité Olímpico Internacional mostrar intenção de cancelar os Jogos da Paz 2008 caso a China não mostrasse intenção de querer resolver o caso do Tibete, à luz dos principios morais universais, que a China insiste em não seguir... O Dalai Lama nunca foi voz a favor da violencia, antes pelo contrário. Ameaça abdicar da sua função se a violência continuar, e os Chineses acusam-no agora de promover a violência. Se alguma vez o tivesse feito, até teria tido razão... Mas a realidade é que, mesmo assim, nunca o fez. Será que as forças armadas Chinesas não estão a promover a violência para forçar o Dalai Lama a demitir-se?

É o meu desabafo. Estive no Tibete. Gosto do Tibete e da filosofia inerente ao Budismo Tibetano. Gostei muito do ambiente que se vive no Tibete dos Tibetanos. (A maior parte do Tibete foi povoado por Chineses e esse é igual a qualquer outra parte da China). Compreendo que a China não queira abdicar do imenso território que é o Tibete, mas não posso de forma alguma concordar com os métodos com que reprimem todos os que se manifestam contra a sua política. Vivo num país democrático, onde cada pessoa pode manifestar-se quando e como quizer (há regras, mas de facto somos livres). Por isso não tenho problema nenhum em escrever este texto. Se vivesse na China, provavelmente era preso, eventualmente mesmo morto, tal o nivel de perigosidade que o Livre Pensamento tem para o Regime de Pequim.

Por último gostava de dar o meu misero apoio a esta causa do Povo Tibetano. Um recado para a ONU, COI e UE: Oiçam o DALAI LAMA !!

Ninguém me vai ouvir, mas não custa nada falar...

Casa do Parque das Queimadas

Levada do Caldeirão Verde

Levada do Caldeirão do Inferno


Vale a caminho do Caldeirão do Inferno

Dentro do Caldeirão do Inferno

Subida ao Pico Ruivo -1861 m

Vista a caminho do topo

Pico Ruivo - 1861m

Vista para o Curral das Freiras


Outra vista...

Parque das Queimadas

Pinheiro Fantástico

As fotos do dia...

Apesar do dia de hoje não ter começado famoso, em termos meteorológicos, na parte da tarde consegui fazer algumas fotos que considero interessantes e que partilho convosco. Que acham?



Vale da Ribeira de Janela

Levada do Lageado (Rabaçal)

Nascente da Levada


Vale da Ribeira de Janela

Arco de S. Jorge

Boaventura


Ponta Delgada

Arco Íris

Na Ponta do Pargo. A mistura de chuva e sol por vezes decompõe a luz. Não é facil de fotografar, mas fica a tentativa...

Arco Iris


Arco Iris

Desertas...

Desertas

Gaivota

De volta à Madeira

Mais uma semana de férias. O tempo está bom e promete boas condições para tirar umas fotos jeitosas. Vamos ver. Deixo uma foto da volta para a final da 05. Até amanhã...


Cockpit A320 CS-TNM


 

Copyright 2008| Template original de GeckoandFly modificado por Nuno Chambel.
Não pode ser reproduzido no todo ou em parte sem permissão escrita do autor